Milhares de pessoas estão neste momento com seus rostos mergulhados nos livros ou encarando a tela de um dispositivo eletrônico com o objetivo de estudar e obter os melhores resultados. O objetivo pode ser um só, que é ser aprovado. Mas existem diversas formas de estudar, utilizando técnicas que farão do seu tempo valioso empregado na leitura, algo bem mais produtivo!

Essas técnicas de estudo são responsáveis por otimizar o seu tempo e aumentar a retenção de informações absorvidas durante o estudo. Se você está cansado do método convencional de estudo, vamos te mostrar 4 dicas de técnicas de estudo capazes de fazer você aprender ainda mais rápido e de forma efetiva!

Técnica de Pomodoro

A técnica de Pomodoro consiste em gerenciar melhor o tempo que você está empregando em determinada atividade. O pomodoro persiste em oferecer blocos de tempo onde a pessoa se mantém em extremo foco realizando aquela atividade e depois faz um intervalo de 5 minutos. Muitos nerds utilizam essa tática para sair na frente dos seus concorrentes em diversas provas.

Essa técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo e atualmente é utilizada em escritórios do mundo todo, visto que com o tempo as pessoas vão perdendo a capacidade de concentração numa atividade, e o Pomodoro ajuda na concentração ao realizar tal atividade.

É recomendado que você utilize um cronômetro ao adotar a técnica de Pomodoro, mas não se preocupe, pois hoje existem milhares de aplicativos para as pessoas adotarem essa técnica, além de sites e extensões em navegadores (Chrome, Mozilla) de internet. 

Utilize mapa mental

Os mapas mentais são uma forma inovadora de se estudar e absorver ainda mais tudo o que foi lido e visto por você. Eles consistem em elaborar pequenos resumos em vários balões diagramados que ligam a outros balões, formando assim mapas com conteúdo enxuto e consistente.

Quando você vai montar um mapa mental dos materiais estudados você utilizará flechas indicadoras, diferentes tipos de balões onde serão inseridos os textos e diferentes ícones. Isso tudo vai fazer com que o mapa mental do seu estudo seja visualmente lógico, o que vai fazer seu cérebro entender mais sobre o que foi estudado, além de poder compreender nuances que sem os mapas mentais você não conseguiria.

Releitura

A releitura possui um nome autoexplicativo. Consiste numa técnica de estudo onde a pessoa repete a leitura do material a fim de elaborar novas ideias e facilitar a absorção do conhecimento. 

Quando estamos lendo algo enquanto estudamos, é normal que nosso cérebro comece a separar algumas frases como formas de ideias. Quando você relê o que foi estudado, seu cérebro tende a entender melhor os pontos que antes ele já havia separado. 

Para ficar ainda melhor, utilize anotações enquanto faz a releitura, assim ajudará ainda mais seu cérebro na absorção de conhecimentos.

Auto explicação

Também autoexplicativo, a auto explicação é um método de estudo que consiste em a pessoa explicar para si o assunto que está estudando ou até mesmo explicar para outra pessoa. Ao explicar com suas próprias palavras, não de forma mecânica, mas de forma a expor o que entendeu, o estudante afirma informações que se estabelecem na sua memória.